Depois de alguns meses de dedicação e cuidado com as plantinhas, finalmente chegou uma das horas mais esperadas pelos growers, a hora da colheita.

Resultado da primeira colheita do membro da nossa Turma de Growers Dedo Verde

Você sabia que se você colher na hora certa, você pode aumentar o resultado da sua colheita?

Um dos fatores mais importantes para ter os maiores e mais potentes buds possíveis é colher no momento certo. Você precisa ter certeza de que deixou seus buds se tornarem tão maduros quanto possível antes da colheita.

Às vezes, a quantidade de crescimento em duas ou três semanas finais de um bud pode ser tanto quanto um aumento de 25%. Em outras palavras, ao colher muito cedo você poderia sacrificar uma grande quantidade de flores.

Como plantar maconha

Colher no momento certo

Em geral, o melhor momento para a colheita cai dentro de uma janela de duas ou três semanas. A colheita antes desta janela de tempo reduziria muito o seu rendimento geral e resultará em uma maconha menos potente.

O tempo de colheita afeta o sabor, cheiro e peso de seus buds

Veja abaixo como saber se está na hora de colher, olhando os pistilos..

omo plantar maconha

0-49% dos pistilos castanhos/marrons/alaranjados – Ainda não está pronto

como plantar maconha

50-70% dos pistilos castanhos – Prontos para a colheita, mas ainda é um pouco cedo. Sabor leve e suave. Peso máximo ainda não alcançado

como plantar maconha

70-90% dos pistilos são castanhos – Prontos para a colheita. O sabor e o efeito estão no seu auge. Você atingiu o peso máximo

Como plantar maconha

90-100% dos pistilos castanhos – Quase muito tarde para a colheita. O gosto é pesado e o efeito é narcótico. Colha imediatamente e não espere mais

Você também pode escolher colher um pouco mais cedo ou mais tarde de acordo com o tipo de efeito que você gostaria de alcançar. As colheitas adiantadas  geralmente tem um efeito mais energético, enquanto as colheitas mais tardias acabam com um efeito muito relaxante.

Colher olhando tricomas

como plantar maconha

Tricomas claros – não está pronto

Como plantar maconha

Os Tricomas Leitosos – quase prontos

como plantar maconha

Os Tricomas âmbar (marrons) – prontos para a colheita

Os tricomas têm o bônus adicional de servir como protetores das plantas de maconha, especificamente contra doenças e pragas. Isto é devido à camada grossa e pegajosa que se forma em torno dos buds de maconha. Também pode manter seus buds seguros contra o vento, luz UV e água quando necessário.

Devido a essa característica protetora, mais tricomas são produzidos em tempos de estresse. Portanto, induzir uma certa quantidade de estresse pode ter efeitos incríveis em suas plantas de maconha. Outras técnicas conhecidas estão usando água gelada ou mantêm suas plantas no escuro durante 48 horas, logo antes da colheita, na tentativa de obter mais tricomas para serem produzidos.

Se você ficou interessado em saber como cultivar e aumentar os seus resultados, veja nosso Curso de Cultivo Indoor e Outdoor


Taisnara Anjos

Sou Taisnara Anjos, Co-fundadora, Gerente Geral da Plantando Bem. Ativista e Apaixonada pelo poder de cura da Cannabis, presenciei a cura em meu próprio lar. Representante do poder feminino nesse mercado maravilhoso e no cultivo. Apaixonada pelo Marketing Digital e transformações de vida, estou me especializando cada dia mais no mercado canábico. Gerente Geral na Plantando Bem desde 2017, trabalhando com muito amor e dedicação para levar conteúdos de qualidade para todos vocês!

    2 replies to "A hora certa da colheita"

    • Felipe Scherer

      Estou começando a cultivar e tenho a minha primeira menina, ela é linda e cheirosa. Obrigado pela informação.
      Eu já tinha me perguntado; como vou saber a hora de colher? Valeuzão Plantando Bem!

      • Taisnara Anjos

        Salve, Felipe!
        Que bom que o conteúdo te ajudou!
        Fico feliz!
        Tamo junto
        Sucesso sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.