Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil, sendo responsável por, em média, de 30% a 40% dos atendimentos de reumatologia em todo o país. A artrose é a doença mais frequente da reumatologia e atinge 40% da população mundial. O canabidiol (CBD) tem mostrado eficácia na regulação das dores dos pacientes, oferecendo muito mais qualidade de vida, tratando e não causando efeitos colateriais. Leia, neste texto, sobre o uso do canabidiol para artrose.

A artrose

A artrose, também identificada como osteoartrite, é uma doença das articulações caracterizada pela degeneração das cartilagens e alterações das estruturas ósseas. As áreas do corpo mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemurais (ligação da coxa com o quadril) e coluna. As principais causas são obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes.

A artrose acomete mais mulheres do que em homens e é mais frequente após os 60 anos, aumentando a incidência conforme o passar dos anos. Por volta dos 80 anos, aproximadamente 85% das pessoas terão artrose. Nas mulheres, a artrose atinge, principalmente, as mãos e o joelho. E os sintomas pioram após a menopausa. Nos homens, as dores são mais comuns na bacia. A coluna também normalmente é afetada, em homens e mulheres, e causam os “bicos de papagaio”.

A artrose pode ser confundida com a artrite, especialmente pelos sintomas semelhantes, entre eles a rigidez matinal, mas, nas pessoas com artrose, o enrijecimento passa depois de alguns minutos e os movimentos começar a voltar. Outros sintomas parecidos são perda da flexibilidade, estalos nas articulações e inchaços. Mas, no organismo as doenças agem de forma diferente. A artrite é um processo inflamatório, já a artrose é um processo de degeneração das articulações. Quem tem artrite reumatoide fica mais propenso a desenvolver a artrose também.

O tratamento tradicional da doença é feito com anti-inflamatórios e analgésicos. Além da prática de atividade física, para fortalecimento muscular e alongamento e controle do peso.

O tratamento da artrose com o canabidiol

O canabidiol para artrose consegue ajudar na regulação do sistema imunológico e processos inflamatórios, atuando com a mesma eficácia de um analgésico para os pacientes com artrose.

Essa atuação do canabidiol se dá no sistema endocanabinoide no organismo humano. O sistema endocanabinoide é responsável por regular as principais funções do organismo e regular uma série de processos fisiológicos, incluindo a dor. O nosso organismo é capaz de gerar canabinoides, mas com o uso de medicamentos a base do canabidiol, da cannabis, essa produção pode ser potencializada, aumentando os efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, controlando a dor nos pacientes. Esse processo é capaz de substituir os medicamentos tradicionais, que causam muitos efeitos colaterais nos pacientes. Como a maioria dos pacientes é idoso, essas pessoas já usam outros medicamentos, para outras doenças, e diminuir a quantidade de remédios tradicionais é importante. Além disso, o uso dos medicamentos de cannabis oferece muito mais qualidade de vida para esses pacientes.

Se você gostou desse conteúdo comente aqui e compartilhe com seus amigos. Para continuar lendo sobre os benefícios da maconha medicinal clique aqui e veja como o canabidiol também está ajudando os pacientes com artrite reumatoide, melhorando os sintomas da doença sem causar efeitos adversos.

Nos conte também outros conteúdos que você gostaria de ver aqui em nosso blog.

Fontes: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/artrose-osteoartrite/


Leave a Reply

Your email address will not be published.