Cultivo Indoor Dicas: 7 Dicas Para Suas Plantas Não Morrerem No Seu Primeiro Cultivo

Tempo de leitura: 7 minutos

cultivo indoor dicas

Você já passou por isso no cultivo indoor?

 

Você está todo animado com seu primeiro cultivo indoor, comprou os equipamentos, substratos e fertilizantes, esperou longos meses até suas sementes chegarem. Quando finalmente começa seu cultivo indoor, de repente aparecem problemas que você não esperava, suas plantas murcham, amarelam, ou em caso extremos, até morrem.

Para ajudar você, fizemos um guia com 7 dicas de ouro para quem está no seu primeiro cultivo indoor. A dica número 7 é a mais valiosa. Principalmente para você que usa fertilizantes, seja orgânico ou químico.

Todos os tipos de cultivo indoor podem aproveitar as dicas dessa lista, mas como ela foi desenvolvida para quem usa fertilizantes orgânicos pode ser que você tenha uma dica ou dúvida diferente. Deixe seu comentário nos falando sobre.

Veja quais são as nossas dicas de hoje:

 

  1. Você não deve regar demais.

  2. Você deve controlar o PH desde o início.

  3. Não usar fertilizante demais.

  4. Você deve ficar sempre atento a temperatura e a umidade.

  5. Não deixar as plantas perto demais da luz.

  6. Nutrir a planta com o básico, para depois incrementar.

  7. Flush!!

 

Vamos logo começar…

1.Você não deve regar demais

cultivo indoor dicas

Se você acaba de iniciar seu cultivo indoor e suas plantas estão nos primeiros dias de vida, é  normal pensar que  regar muito vai fazer a planta crescer mais rápido, e isso não é verdade.

A planta desenvolve as suas raízes principalmente quando o solo está quase seco, as raízes vão em busca de água. água em excesso, paralisa o desenvolvimento da planta e em alguns casos até apodrece as raízes. Mas falta de água também é prejudicial para a planta, não deixe a terra secar demais.

Como resolver:

Você deve esperar o solo secar completamente antes de regar de novo, mesmo que demore 1 ou 2 semanas no início do ciclo de vida das plantinhas. Se você quiser saber mais sobre a arte da rega perfeita no cultivo indoor fique ligado no nosso próximo episódio da série cultivo indoor que já está no ar.

2.Você deve controlar o PH desde o início

 

cultivo indoor dicas

 

Outro erro comum entre quem está começando a se aventurar no cultivo indoor, é não controlar o PH desde o início. Principalmente se você não controlar nas primeiras regas e a planta continuar normal. A tendência é achar que não precisa  controlar o PH.

Mas, as plantas demoram até semanas para dar sinais de deficiência de nutrientes principalmente se for por PH desregulado.

Como resolver:

Desde o início, controle o PH. É só comprar um medidor de PH e medir antes da rega. Lembrando que você deve medir depois de colocar os fertilizantes na água.

O PH ideal para cultivo indoor utilizando fertilizantes orgânicos é entre 6 e 6,5. Se estiver entre 6 e 7 já está ótimo, suas plantas vão crescer normalmente.

3.Não use fertilizante demais

cultivo indoor dicas

Na intenção de que a planta cresça mais rápido, temos o costume de usar muito fertilizante. A planta tem um limite e se nós usarmos fertilizante demais as raízes se “queimam” e as folhas também, prejudicando o crescimento.

Como resolver:

Comece utilizando pouco fertilizante, metade da dose recomendada na embalagem e vá aumentando aos poucos. Controle o PH.

4.Você deve ficar sempre atento a temperatura e a umidade do cultivo indoor.

cultivo indoor dicas

2 fatores muitos esquecidos no princípio do cultivo indoor:

-Temperatura

-Umidade

Geralmente os dois estão ligados, mas o fato é que você precisa ter um bom sistema de ventilação e circulação de ar. Para pequenos cultivos já é o suficiente, agora para cultivos maiores e em regiões muito quentes, é preciso usar um sistema de ar condicionado.

A temperatura ideal é entre 18ºC e 23ºC. Mas, por ser uma planta forte, a maconha medicinal aguenta temperaturas mais extremas, podendo produzir colheitas muito boas até em torno dos 30ºC. Mais do que 30ºC ou menos que 16ºC, comprometem e muito a colheita.

A umidade ideal para época de floração, vária entre 65% no inicio e 45% no final , sendo que na fase de crescimento(vegetativo) a umidade ideal é cerca de 70%

Atenção: Umidade elevada durante a fase de floração aumenta o risco de ataque de mofo no cultivo indoor. Temperatura, umidade e circulação de ar é um assunto que merece um artigo só para ele. Fique ligado.

5.Não deixar as plantas perto demais da luz.

cultivo indoor dicas

Novamente na busca por crescimento mais rápido ou por inexperiência mesmo, nós podemos colocar as plantas perto demais da luz. Afinal, quanto mais perto da fonte de luz, mais luz a planta absorve, não é verdade? Nesse ponto você está certo.

Mas as plantas muito nova, podem travar seu crescimento e até se queimar quando colocadas perto demais de luzes muito fortes, como HQI e LED’s mais potentes.

Como resolver:

A maneira mais fácil de resolver isso, é colocando suportes tipo yoyogrow nas lâmpadas, para que você possa regular a altura facilmente. Assim você consegue deixar as plantas um pouco mais longe das lâmpadas no começo e ir regulando conforme elas crescem.

Luzes do tipo fluorescente, raramente vão queimar a planta por esse motivo. Então é recomendado que elas fiquem o mais perto possível da planta. Desde que o reator esteja do lado de fora do cultivo indoor.

6.Nutrir a planta com o básico, para depois incrementar.

cultivo indoor dicas

Você que se interessa pelo assunto já deve ter visto alguma propaganda de fertilizante pela internet. Com a legalização da maconha medicinal caminhando a passos largos no mundo todo, várias empresas já fazem anúncios de fertilizantes próprios para cultivo indoor.

As empresas geralmente tem uma linha de nutrientes e nessa linha tem os nutrientes básicos (macro e micro) que fazem a planta crescer e dar flores, e os complementos, que engordam, produzem mais flores e aroma mais potente.

Você sempre deve optar por ter todos os fertilizantes de nutrientes básicos para depois começar com os complementos um de cada vez. Mesmo se a tentação do rótulo do outro fertilizante, que diz aumentar a colheita for forte. Resista!

Não tem como a plantar produzir mais, sem ter todos os nutrientes básicos.

Nutrição também merece ser explicada em um próximo post.

7.Flush

cultivo indoor dicas

Flush é uma técnica de lavagem do solo, que é regar com água pura o vaso, no mínimo 10x mais água, que a sua capacidade.

Recomendo que você faça o flush a cada 4 regas fertilizadas e 1 com água (fertilizante, fertilizante, água, fertilizante, fertilizante e flush), para limpar os fertilizantes que ficam nas raízes. Se você não fizer isso, a planta vai apresentar sinais de deficiência, mesmo com o solo cheio de fertilizantes, a planta não consegue absorver porque as raízes estão carregadas.

Tem mais! Como falei para você, essa técnica vale muito.

Caso você erre a mão e coloque fertilizante demais (e as plantas começarem a queimar), você pode fazer o flush para limpar o solo. É como se você tivesse uma segunda chance. O solo fica limpo para você usar quantidade de fertilizante certa.

Flush também serve para melhorar o sabor da planta quando feito 2 semanas antes da colheita.

 

Conclusão:

cultivo indoor dicas

Demos para você dicas simples e rápidas que podem ser aplicadas gratuitamente.

Mas, como você viu existem tópicos que merecem uma explicação mais detalhada.

Você tem em mãos dicas valiosas e depende de você usar elas com sabedoria.

Como você pode notar, paciência é um dos requisitos para se dar bem no cultivo indoor, mas, com calma para aguardar os ciclos da natureza, você vai ter a melhor maconha medicinal crescendo na sua casa e:

  • Você vai ficar livre do tráfico.
  • Seu medicamento vai ter alta qualidade
  • Você não terá que importar seu medicamento pagando caro $

 

Sabemos que você pode ter dicas tão valiosas quanto essas.

Compartilhe o seu conhecimento ou sua dúvida aqui nos comentários.

Você quer saber mais? Baixe o nosso livro:

Baixe o Seu Guia de Cultivo

Insira o seu endereço de email abaixo para receber o seu Guia de Cultivo>

 

 

Visite o nosso Facebook!

 

Jean Silva da Plantando Bem