Você já ouvir falar do óleo essencial de cannabis? Pois é, essa é mais uma opção medicinal com a maconha que oferece propriedades terapêuticas e que traz diversos benefícios para a nossa saúde. Entre os principais benefícios do óleo essencial da cannabis para a nossa estão a capacidade de proteger a nossa pele, reduzir o estresse e ansiedade, melhorar a qualidade do sono, estimular o apetite, melhorar o processo de digestão, reduzir diferentes dores no corpo, além de ajudar pessoas com câncer.

Os óleos essenciais são compostos naturais extraídos das flores, frutas, folhas e/ou raízes das plantas. Assim, são substâncias concentradas com aroma marcante e são usados, principalmente, na aromaterapia. O uso dos óleos essenciais é feito por inalação e por aplicação na pele, em banhos ou massagens. Ao fazemos a inalação dos óleos essenciais são enviados impulsos para a parte olfativa do cérebro. Esta parte está ligada a outros sistemas de controle, como memória, emoções, hormônios, sensação sexual e frequência cardíaca. Assim, as moléculas estimulam as células nervosas e apresentam reações fisiológicas, além dos efeitos associados ao estado emocional.

Fonte: https://essentia.com.br/conteudos/oleos-essenciais/

As propriedades terapêuticas dos óleos essenciais são usadas há muito tempo. Os óleos essenciais mais comuns são os de alecrim, eucalipto, laranja, limão, lavanda, hortelã pimenta, anis, copaíba, cravo, manjerona… Entre muitos outros, com propriedades terapêuticas infinitas. Entre as possibilidades, os óleos essenciais agem aliviando dores de cabeça, de estômago, combatendo sintomas do cansaço, da depressão, da ansiedade, e até para recarregar as nossas energias.

O óleo essencial de cannabis é considerado um dos óleos mais eficazes, especialmente, para o alívio de diferentes dores. O óleo é extraído por destilação a vapor das flores e folhas superiores de plantas da maconha. É um líquido verde, altamente volátil, e suas substâncias componentes têm um efeito bastante eficiente. Além do uso tradicional do óleo essencial por difusão ou vaporização, o óleo essencial da cannabis também é comumente utilizado em perfumes, sabonetes e velas, além do uso culinário. Por ter um efeito considerável, é necessária uma quantidade pequena para conseguir ter seus resultados e efeitos.

O uso mais comum do óleo essencial da cannabis é o alívio do estresse e dos sintomas da ansiedade, oferecendo tranquilidade e calma para as pessoas que fazem seu uso. Além desse uso, o óleo essencial também ajuda pessoas que sofrem de insônia, ajudando no relaxamento do corpo para uma noite de sono tranquila, também é eficiente no tratamento de dores crônicas, e dores de cabeça, por exemplo, agindo como um analgésico. Outro uso é para melhorar a saúde do coração, estimulando processos de “remoção” de colesterol no sistema cardiovascular. Além do uso para o tratamento de doenças, o óleo da cannabis pode ser usado para cuidar e proteger a nossa pele, ajudando na troca da “pele morta” e crescimento de uma pele nova, mais saudável, e prevenindo rugas e o envelhecimento.

Vale lembrar aqui que o óleo essencial da cannabis é diferente do óleo de cânhamo. O óleo de cânhamo é obtido por prensagem a frio de sementes de cânhamo, já o óleo essencial de cannabis é obtido a partir das flores de cannabis.

Também é importante ressaltar que o óleo essencial da cannabis não oferece os mesmos efeitos de fumar, por exemplo, já que o óleo leva uma quantidade muito pequena de tetra-hidro-canabidiol (THC), substância que causa os efeitos psicoativos da maconha.

Embora o óleo essencial da cannabis não seja tão conhecido quanto os outros óleos essenciais usados normalmente, justamente pela planta não ser legalizada, esse é um óleo que, assim como os outros, oferece infinitas possibilidades terapêuticas e positivas para nós. Nos conte aqui se você já conhecia o óleo essencial da cannabis ou se já utilizou alguma vez. E se gostou desse conteúdo compartilhe com seus amigos. Para continuar descobrindo mais curiosidades sobre a maconha, clique aqui.


Leave a Reply

Your email address will not be published.