Guia de Cultivo Indoor de Cannabis Medicinal

Tempo de leitura: 11 minutos

Guia de Cultivo Indoor

Baixe o Seu Guia de Cultivo

Insira o seu endereço de email abaixo para receber o seu Guia de Cultivo>

 

Nesse guia de cultivo indoor você vai saber simplesmente o básico para você ter uma colheita de cultivo indoor.

 

1- Diferença entre indica, sativa, híbridas e automáticas

Cuidar da planta

Indicas são plantas baixas, com folhas largas e buds(flores) densos e grandes.São mais relaxantes, dão sensação de sono e aquela vontade de ficar mais tranquilo. Perfeitas para a noite e para quem precisa de CBD.

 

Sativas são plantas altas, com folhas finas e buds menos densos. Elas dão uma sensação mais eufórica, energizante e leve. Perfeitas para o dia ou para quem precisa de mais THC.

 

Híbridas são plantas que carregam características das duas espécies, pois são resultado da cruza de ambas.

 

Automáticas são plantas que florescem mais rápido, em cerca de 2 a 3 meses elas fazem o ciclo completo, independente do fotoperíodo. Essas plantas são híbridas e podem ter características das plantas indicas e sativas.

 

Macho e fêmea

 

As plantas fêmeas são as melhores e podem ser reconhecidas pelos pistilos, pequenos “pelinhos brancos” que saem entre os nós da planta.

 

As plantas macho podem ser reconhecidas por “bolinhas” ao invés de pistilo. As plantas macho não dão boa colheita e devem ser retirados assim que identificados; para que não polinizem as fêmeas. Se você quiser fazer sementes, nesse caso você deve manter os machos, mas, as flores não terão a mesma qualidade de uma sem semente.

 

2- Germinação

como plantar maconha

O primeiro passo para germinar uma planta, é conseguir uma semente de qualidade. Para isso você pode adquirir uma semente em banco de sementes, que recomendo fortemente, ou você pode pegar a semente de um prensado mesmo.

 

Como saber se a semente do prensado está boa?

 

Basta você fazer o teste do dedo. Coloque a semente entre seus dois dedos, o indicador e polegar e aperte suavemente. Se a semente continuar intacta, ela está boa. Se a semente quebrar, ela está ruim, arrume outra.

 

Agora que você já tem a semente, vamos continuar…

 

A maneira que dá certo para a maioria, é germinar com o papel toalha. Você vai precisar de:

 

  • Semente(s)
  • 2 folhas de papel toalha
  • 1 copo
  • 1 vasilha de plastico com tampa ou 2 pratos
  • Borrifador
  • Água

 

Passo a passo:

 

Pegue primeiro o copo e o encha até a metade de água, logo em seguida, jogue a semente dentro do copo. A semente vai ficar boiando por cima, coloque o copo em um local escuro e arejado (como uma gaveta ou armário). Coloque seu celular para despertar em 12h, e volte para ver como está a semente a cada 12h. Cerca de 24h a 48h depois a semente vai para o fundo do copo e começar a aparecer um pequeno pontinho ou pedacinho branco que é o início da raiz.

 

Feito isso, é hora de passar para o papel toalha…

 

Pegue as folhas de papel toalha, cubra o fundo da vasilha(ou prato) com uma das folhas. Em seguida, borrife água na folha de papel, mas sem encharcar muito.

 

Então coloque a semente no papel, cubra com a outra folha de papel e borrife água novamente(sem encharcar).

 

Agora tampe a vasilha(ou prato), coloque em um lugar escuro e de temperatura constante. Pode ser a gaveta novamente, lembrando que a temperatura ideal para germinação é de 21ºC a 30ºC.

 

É muito importante colocar seu celular para despertar a cada 12h e voltar para verificar a sua semente. Abra a vasilha para entrar um novo ar, olhe se o papel continua úmido(se não tiver, molhe mais um pouco) e olhe se a raiz já saiu totalmente.

 

Assim que a raiz estiver com cerca de 2cm é hora de coloca-lá na terra.

 

Escolha um vaso pequeno, com uma terra preparada para Cannabis medicinal. Faça um pequeno furo no meio da terra e coloque a semente, com a raiz para baixo. Faça um pequeno buraco, apenas o suficiente para cobrir a semente com MENOS de meio cm de terra. Cubra levemente a semente, apenas com um pouquinho de terra.

 

Você pode pular as primeiras etapas e colocar a semente para germinar direto na terra, do mesmo modo que se tivesse colocando a semente com a raiz já para fora. A diferença a taxa de germinação.

 

Pronto a sua plantinha já pode ir para luz. Lembrando que se a sua luz for forte(Hqi ou leds), você deve colocar um pouco afastado da lâmpada(mais ou menos 60cm).

 

Dica extra:

Nunca se deve colocar a planta sobe 24h de luz direto.Primeiro, para você economizar, a planta absorve no máximo de 16 a 20 horas de luz por dia. Segundo, colocar uma semente sobre 24h de luz aumenta e muito número de plantas macho.

 

3- Crescimento e fase vegetativa

Uma plantinha com até 15 dias de vida não vai precisar de muitos nutrientes para viver, por isso, não devemos adicionar nutrientes na terra e também não transplantá la para uma terra muito rica em nutrientes (se você estiver no orgânico).

 

Até o 15º dia, você deve cuidar da plantinha com 18/6h de luz e água, regando quando o solo estiver completamente seco(mas antes da planta murchar). Você pode usar nessa fase um enraizador e/ou B-52. Obs: Se você cultiva em solo totalmente inerte ou hidroponia, você deve adicionar nutrientes antes dos 15º dia.

 

Depois dos 15 dias iniciais, sua planta está começando o crescimento acelerado. Você já pode transplantar para um vaso maior e começar com os nutrientes da vega, lembrando sempre de iniciar com uma dose baixa e ir aumentando gradualmente.

 

Quando a planta completar de 3 a 5 nós, você já pode fazer alguma técnica de poda ou amarra.

 

Uma planta que você germinou pode levar de 1 a 2 mês para completar o ciclo de vega. Enquanto um clone, tem a idade da planta mãe, ou seja, já está pronta para florir assim que enraizar(Embora seja recomendado no mínimo 1 mês de vega).

 

Quando a planta estiver pronta para florir, ela vai começar a soltar as pré-flores, que são pequenos pistilos entre os nós da planta.

 

Dica extra: Quanto mais tempo a planta vegetar, maior será a sua colheita. Quanto menos tempo vegetar, mais fácil será de controlar o tamanho da planta.

 

Dica extra 2: Mantenha seu ambiente de cultivo limpo. Retire qualquer sujeira, folhas velhas, insetos e etc.

 

4- Transplante

germinação de cannabis

Com o crescimento da planta, as raízes precisam de mais espaço. É recomendado que você use pelo menos 3 tamanhos de vaso, um de mais ou menos 1L para as primeiras semanas de vida, um de 5L para a fase de crescimento e um de 10L a 20L que você vai usar até a colheita.

Você deve fazer os transplantes a sombra,com cuidado para não abalar as raízes. O último transplante deve ser feito nas duas últimas semanas de VEGA e a planta mantida nesse vaso até o final.

 

5- Cuidados na floração

germinação de cannabis

Quando alteramos as luzes para 12/12h, vemos a transformação da planta.

 

Que rapidamente dobra de tamanho, começa a soltar suas lindas flores e seu aroma marcante.

 

Se você tem problemas com o cheiro da planta, essa é a hora de colocar seu filtro de carbono para funcionar.

 

Quando iniciamos a fase de floração, devemos mudar os nutrientes para flora e ficar muito atento com os flushs. Pois nessa fase, a planta precisa de mais nutrientes (mais variedades de nutrientes), se você não ficar atento e não fizer os flushs, você pode enfrentar um overfert.

 

Logo, após 2 ou 3 semanas sua planta vai ter dobrado de tamanho. Agora é hora de produzir flores.

 

Após essas semanas iniciais, você precisa fazer uma poda de limpeza. Retirando os pequenos galhos que estão na parte de baixo, com pouca luz. Você tira os galhos que renderia pipoquinhas para que a planta se concentre nas flores maiores.

 

Na fase de floração, as folhas mais velhas começam a amarelar e cair. Não se preocupe, é normal que isso aconteça com algumas folhas. Apenas retire essas folhas velhas para manter o ambiente limpo.  

 

Mas atenção, as folhas podem amarelar por outros motivos, por isso é importante olhar as folhas que você retira, e verificar se não sinal de doenças ou falta/excesso de nutrientes.

 

Também é importante ficar atento a umidade do ambiente. Plantas na floração em ambiente muito úmido, ficam sujeitas a mofos muito mais fácil.

 

*Atenção, não ignore os mofos(fungos), apesar de você não ver, ele pode estar lá. Mofo é conhecida como a causa número 1 de perda de colheitas.

 

Depois de algumas semanas com você seguindo essas dicas, sua planta começará a ficar com as flores gordas e pesadas, talvez a planta comece a tombar. Se você não usa sog, terá de colocar estacas para ajudar a segurar o peso. Lembre de não usar madeira, pois elas podem carregar mofos(fungos). Recomendo materiais plásticos, como uma canaleta de fios de telefone(sem fita adesiva).

 

Agora já estamos chegando na tão esperada hora da colheita.

Lembre-se de iniciar um flush 2 semanas antes da colheita. Isso vai garantir que suas plantas fiquem saborosas e não com gosto amargo de fertilizantes.

 

6- Hora da Colheita, Secagem e Cura

colheitas de cannabis medicinal

Para saber a hora da colheita, você pode usar um dos seguintes métodos:

 

  • Você pode usar uma lupa(60x) para ver os tricomas, e identificar se pelo menos 50% deles está marrom/âmbar.
  • Você pode olhar os pistilos(pelinhos), quando 80% ou mais estiverem marrons/laranja está na hora de colher.

 

Na hora da colheita você deve cortar a planta no caule, retirar as folhas grandes(as sem tricomas) e colocar a planta para secar em um local escuro e com renovação de ar constante. Uma caixa de papelão com furos, colocada a sobra cumpre esse papel.

 

Depois de mais ou menos 10 dias a planta vai estar seca. Para conferir basta quebrar um galhinho, se ele fizer barulho ”crec”,está seca.

 

A manicure pode ser feita em dois momentos, antes ou depois da secagem. Os dois momentos são válidos. Basta você retirar as pequenas folhas e deixar apenas os buds(flores), para um melhor sabor.

 

Lembre-se de guardar as folhas com tricomas, pois você pode fazer extratos delas

 

Depois que a planta estiver seca, você deve colocá-la em um pote de vidro com tampa hermética e deixá-lo no escuro. Nas primeiras semanas recomendo que você abra o pote uma vez por dia para a troca de ar. Depois de cerca de 2 meses sua planta vai ter atingido o estágio máximo de potência.

 

Dica extra :Para pessoas que buscam mais CBD, recomendo que colha com 100% dos pistilos marrom/laranja ou mais de 50% dos tricomas marrom/âmbar , pois assim você garante aproveitar a maior quantidade de CBD.

Imagina você ter colheitas de lindas e cheirosas flores no cultivo indoor

Você quase já pode sentir o efeito e a realização de receber os parabéns dos seus amigos, por ser um cultivador dedo verde.

Se você é como eu, agora você quer saber mais e para isso você pode baixa o nosso guia ou entrar em um dos nossos conteúdos mais profundos.

Baixe o Seu Guia de Cultivo

Insira o seu endereço de email abaixo para receber o seu Guia de Cultivo>

Confira também nosso post completo sobre cultivo indoor

Vejo você lá!

Grande Abraço

Jean Silva