Prevenção e Controle de Pragas No Cultivo Indoor de Cannabis (Maconha)

Tempo de leitura: 15 minutos

Aprenda Como Fazer Prevenção e Controle de Pragas No Cultivo Indoor de Cannabis (Maconha)

pragas no cultivo indoor
Flor de Cannabis atacada por Mofo

 

Pode ser muito difícil fazer a prevenção e controle de pragas no cultivo indoor de Cannabis, não é verdade?

Mas, é possível você prevenir e cuidar das suas plantas sem ter nenhum problema. Com as dicas que eu vou compartilhar.

Vou falar das pragas,

 

  • Mofos,
  • Moscas brancas,
  • Ácaros(spider mites),
  • Insetos

 

 

e outras dessas infestações…

 

Você vai se proteger, prevenir, e controlar as pragas do seu cultivo indoor de cannabis, com as técnicas que você vai aprender aqui. Como fazer passo a passo para  combates as pragas,usando defensivos orgânicos e materiais que você tem em casa.

 

-Quais São As Principais Características das Pragas Que Atacam o Cultivo Indoor de Cannabis(Maconha)

-Como fazer para prevenir e proteger as suas plantas

 

O que é o mofo ou mold:

pragas cultivo indoor
Visão ampliada Mofo

O mofo é um produto do meio ambiente e pode infectar plantas em qualquer estágio, sem os controles adequados.

 

Mofos são fungos que atacam as plantas de cannabis no cultivo indoor (e outdoor), principalmente plantas com baixa imunidade e cultivos mal controlado.

 

Esse post pretende ser um guia prático de como prevenir e controlar as pragas do cultivo indoor, se você quer se aprofundar no tema mofo, acesse aqui onde falo exclusivamente sobre o mofos que atacam a cannabis.

 

Veja aqui:https://plantandobem.com.br/plantas-mofo/

Como o Mofo Ataca Suas Plantas:

pragas cultivo indoor
Mofo na Flor de Cannabis

Os esporos de mofo estão ao nosso redor, e poucos lugares na terra podem reivindicar ser livres deles, incluindo a maioria dos hospitais. Os filtros, os quartos à prova de ar e as roupas limpas podem impedir que eles entrem, mas não são definitivos.

 

Quando você sabe a causa de sua proliferação, você pode controlar a possibilidade dele atacar mais plantas.

 

Mofos gostam de umidade elevada e falta de circulação de ar. Para cultivos indoor, os ventiladores atuam não só para fortalecer as hastes, mas também para evitar que os insetos desembarquem e os mofos se desenvolvam.

 

A maioria dos mofos podem começar após a colheita. Se a umidade for muito alta no processo de secagem, o mofo irá atacar. Alguns produtores menos escrupulosos ou comerciantes do mercado negro podem tentar umedecer  a planta para adicionar peso, depois armazená-lo em recipientes hermeticamente fechados, fazendo com que o mofo ocorra. Até existem algumas pessoas que preensão tijolos de plantas antes de seca lás, causando mais mofo(o famoso prensado).

 

Como Prevenir o Mofo nas Suas Plantas de Maconha:

pragas cultivo indoor
Plantas Saudáveis

Você deve manter a umidade controlada e a circulação de ar constante, inclusive durante a noite. A umidade segura para proteger a cannabis do mofo é de até 70% para a fase vegetativa e 50% para a fase de floração. Com umidade mais alta o mofo pode crescer e se espalhar.

 

Manter a temperatura adequada também é fundamental. Aqui no Brasil é raro termos um cultivo indoor sem ar condicionado que não passe os 30ºC no verão, essa já é uma temperatura elevada, por isso use 30ºC como temperatura máxima.

 

Caso você tenha um ar condicionado 25ºC durante o dia e 20ºC durante a noite. Essa oscilação de temperatura é muito bom para as plantas de cannabis.

 

Ao curar suas flores, há pacotes de Boveda 62 para manter os níveis de umidade baixos. O passo mais importante na prevenção do mofo, além do controle da umidade, é renovação de ar nos seus recipientes. Certifique-se abrir o pote para entrar ar fresco no processo de cura, muitas vezes, para evitar o aparecimento de mofos

 

Outra maneira de Prevenir o mofo é através da cobertura com o repelente orgânico Óleo de NEEM, que você vai acompanhar mais pra frente nesse post.

 

 

Como Controlar Plantas Já Afetadas Pelo Mofo:

pragas cultivo indoor

Qualquer cultivador  experiente irá separar e descartar as plantas suspeitas de terem mofo antes da colheita. Retirando a planta inteira ou apenas o galho com a parte mofada.

 

Essa é a única maneira que conheço de tentar controlar o mofo quando ele já está atacando, por tanto, não espere precisar chegar a esse ponto. Prevenção é a palavra chave.

 

Obs: Se você não retirar a parte mofada, rapidamente o mofo se espalha por todas as flores da sua planta.

 

O Que São As Moscas Brancas:

pragas cultivo indoor
Mosca Branca

Moscas brancas são pequenos insetos(menores que 0,5 cm) com asas que se alimentam da seiva da planta cannabis e coloca muitos ovos amarelados na parte de baixo das folhas. Apesar de terem asas, são insetos de fraca locomoção e dependem do vento para levá-los de local a local. Seus corpos são em forma de charuto, com seis pernas e pontas pontiagudas.

 

Como As Moscas Brancas Atacam:

 

As Moscas Brancas são uma praga que ataca as plantas, sugando a seiva delas, o que suga a energia das plantas. As moscas brancas deixam as plantas com uma pequena marquinha branca ou amarela nas folhas.

 

As moscas brancas preferem os brotos de maconha como o lugar para realizar seus hábitos de vida. Se você ver bordas queimadas, pontinhos debaixo das folhas, você tem uma colônia de moscas brancas dando trabalho. Sacudindo a planta vai desalojá-las e enviá-las ao vento, mas elas podem voltar, principalmente no cultivo indoor.

 

O dano visto com moscas brancas é evidenciado pelas cicatrizes de cor branca ou amarela sobre as folhas e/ou talos; onde quer que elas escolheram para invadir. As folhas serão privadas de clorofila, se tornam marrons, secas e quebradiças. Normalmente, eles se alimentam de desenvolvimento de flores; este é o lugar onde o dano à cannabis mais ocorre.

Como Prevenir Suas Plantas da Mosca Branca:

pragas cultivo indoor
Folha Atacada

 

Assim como o Mofo, as Moscas Brancas também se aproveitam da falta de circulação de ar para atacar, por isso é essencial que você tenha um ventilador soprando na copa das plantas e um exaustor retirando o ar do cultivo indoor. Além disso telas nas entradas podem impedir que as moscas e outros insetos invadam seu cultivo.

 

Outra maneira de prevenir as moscas brancas é usando o nosso curinga de ouro, que é o Óleo de NEEM, repelente orgânico que afasta mais de uma praga. Que você vai aprender mais sobre ele, aqui mesmo neste post, na seção de repelentes de pragas.

 

Moscas brancas são atraídas por cores amarelas, por isso, pode se usar armadilhas amarelas pega mosca, que você encontra facilmente no Mercado Livre.

 

Como Controlar Moscas Brancas Que Já Estão Atacando Seu Cultivo:

 

pragas cultivo indoor
Plantas Saudáveis

Bom, como as moscas brancas não estão diretamente interligadas as plantas. Você pode usar os métodos de prevenção para repelir as moscas.

 

Caso você tenha uma grande infestação no seu cultivo, você pode fazer uma solução de água e detergente e borrifar nas plantas para matar e espantar as moscas. Você vai aprender sobre essa solução ainda nesse post.

 

O Que São Spider Mites(Ácaros):

pragas cultivo indoor
Spider Mites

 

As Spider Mites  são parte da família dos ácaros e estão relacionados com aranhas, carrapatos e outros ácaros. Embora sejam uma praga de cannabis comum, eles podem ser muito difíceis de se livrar.

 

Os ácaros são desprezados pelos cultivadores. Aqui está o porquê…

  • Reprodução rápida  – um único ácaro feminino maduro pode produzir um milhão de ácaros em menos de um mês
  • Ato de desaparecimento – Spider Mites muitas vezes parecem ter desaparecido / morto, então eles voltaram com dias de vingança ou semanas depois, quando você achou que se livrará deles para sempre.
  • Grandes apetites – As Spider Mites podem comer suas plantas macias em um período incrivelmente curto; uma infestação ruim tem sido conhecida por matar as plantas durante a noite
  • Webbing  – As Spider Mites cobrem folhas e botões com uma malha fina de teia de seda, arruinando culturas inteiras mesmo depois de se livrar dos ácaros da aranha
  • Zombis resistentes – Às Spider Mites rapidamente se tornam imunes a tudo o que você faz para tentar matá-los; Se você não cuidar do seu problema de ácaro, erradicando-os completamente do seu quarto de cultivo, você pode achar que você tem uma população de ‘Super-ácaros’. Os ácaros da aranha muitas vezes passam despercebidos no início porque são tão pequenos que parecem manchas a olho nu. Os ácaros machos são cerca de 0,5 mm de comprimento, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores, cerca de 0,4mm. É difícil imaginar algo tão pequeno.
pragas cultivo indoor
Tamanho de um Spider Mites Adulto

Como As Spider Mites Atacam As Suas Plantas:

 

pragas cultivo indoor
Webbing Causado pelas Spider Mites

A praga das Spider Mites só podem ser detectadas por uma inspeção completa e completa das folhas (em ambos os lados da folha). Se você encontrar Spider Mites ou ovos, você deve agir rápido e atacar com força.

As Spider Mints podem ser muito rápidos em assumir a sua planta, e ainda mais rápido para desenvolver uma resistência a quase qualquer método que você use para se livrar deles, e é por isso que geralmente é recomendado usar vários métodos contra uma infestação de ácaros.

Esse foi um resumo sobre o que são as Spider Mites para o nosso guia prático como prevenir e controlar as pragas no cultivo indoor, se você quer se aprofundar no tema, recomento esse artigo da Groweedeasy.com

Veja aqui: http://www.growweedeasy.com/spider-mites

 

Como Prevenir Suas Plantas das Spider Mites:

pragas cultivo indoor
Ovos de Spider Mites

Mais uma vez o controle da circulação de ar no cultivo indoor é fundamental, umidade e temperatura controladas garantem mais proteção para as suas plantas.

 

Outra maneira de prevenir é usando o famoso Óleo de NEEM, que você já estã ouvindo falar muito bem.

 

Manter o cultivo indoor limpo, também é essencial. Além disso, você não deve entrar no cultivo usando roupas ou sapatos “sujos”, que podem levar as Spider para suas plantas. Animais de estimação também devem ficar longe das  plantas.

 

Como Controlar Spider Mites Que Já Estão Atacando Seu Cultivo:

pragas cultivo indoor
Plantas Saudáveis

 

Essa praga deve ser tratada com seriedade e firmeza. Assim que você descobrir spider mites atacando o seu cultivo, trate de retirar imediatamente as partes afetadas, você também pode usar um aspirador de pó para retirar os ácaros.

 

Você também deve:

 

  • Controlar o calor
  • Tenha muito ar soprando sobre as plantas, no topo e no meio do cultivo
  • Use inseticidas para matar as Spider Mites
  • Proteja as suas plantas com repelentes

Aqui está a lista de alguns repentes que você pode usar:

 

  • Azamax
  • Óleo de NEEM
  • Floramite

 

  • Álcool e água misturados (9 partes de água para 1 parte de álcool) também matam os insetos em contato e não devem prejudicar a planta. Você deve usar uma garrafa de spray para pulverizar as plantas.

 

Existem muitas outras informações sobre e Pragas no Cultivo Indoor, aqui vamos nos concentrar no básico. Como prevenir e Controlar as Pragas do Cultivo.

 

Se você quiser, pode se aprofundar nesses temas, mas agora, vamos falar sobre os repelente de pragas, alguns orgânicos, alguns que você tem em casa e inseticidas.

 

Repelentes de Prevenção e Controle de Pragas

 

Óleo de NEEM

pragas cultivo indoor

 

O óleo de Neem é extraído da noz da árvore de neem, nativa da Índia. O componente inseticida do óleo de neem é a azadiractina que, quando aplicado, impede os insetos de se alimentar e se desenvolver. O óleo de Neem é uma defesa efetiva contra formigas, pulgões, fungos, spider mites, thrips, moscas brancas e fungos de raiz. Outros componentes no óleo de neem tem propriedades fungicidas que combatem o mofo cinzento, a podridão das raízes, a Septoria e o oídio.

A beleza de usar o óleo de neem no cultivo de cannabis é seu baixo fator de toxicidade para humanos, animais e benéficos que deseja manter. O óleo de Neem é tão seguro para os seres humanos que é um ingrediente em muitos itens domésticos, como creme dental, shampoo e cosméticos. É considerado um controle orgânico, não prejudicará o meio ambiente e pode ser encontrado em centros locais de gramado e jardim.

O óleo de Neem pode ser aplicado como um spray foliar, drenagem do solo e é seguro em sistemas hidropônicos. No segundo, aplique uma colher de chá por litro de água. O óleo será absorvido pelo sistema raiz e distribuído por toda parte, protegendo a planta do ataque.

Como um spray foliar, teste uma área discreta da planta de maconha antes de aplicar a planta inteira. Aguarde vinte e quatro horas para ver se é bem tolerado. Uma vez confirmado, pulverize as folhas levemente. Isso deve ser feito semanalmente até que não haja evidência de pragas ou doenças. Não aplicar em temperaturas extremas ou durante o dia. Aplicar à noite para permitir que as folhas absorvam o óleo.

 

Óleo e Chá de Canela:

pragas cultivo indoor

Canela, como uma especiaria “quente” destrói muitas doenças, insetos e fungos. Oídio, formigas, pulgões, mosquitos de fungos, ácaros, trips e moscas brancas estão entre as pragas que não gostam de canela. Quando usado como um spray de óleo, o repelente irá aderir às folhas dando tempo para trabalhar contra muitas doenças.

Como controle no nível do solo, polvilhe canela em pó ao redor das plantas de cannabis ou combine com terra de diatomáceas em partes iguais. Isso será efetivo contra formigas.

Para controlar doenças ou insetos que estão atacando suas plantas, use um spray. As pulverizações podem ser aproveitadas comercialmente, ou fazer a sua própria parte dos ingredientes que você provavelmente tem na despensa:

  • Misture uma colher de chá de óleo de canela de qualidade alimentar (disponível em lojas de alimentos saudáveis ​​e lojas de ervas) com um quarto de água. Spray em suas plantas. Ou …
  • Para fazer chá de canela, ferva uma e meia água com pintas. Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de canela moída. Traga para a temperatura ambiente. Adicione um álcool de fricção. Coloque, adicione a garrafa de pulverização e vá para proteção das suas plantas.

 

Solução de Sabão

pragas cultivo indoor

Sabão é um repelente que não é natural, mas não tem efeitos negativos sobre as plantas e as pessoas

 

Mas, são eficientes para repelir alguns tipos de pragas, entre elas as moscas brancas, insetos, pulgões e spider mites

 

Como fazer: Dilua uma colher de detergente em 1L de água, coloque no borrifador e pulverize as plantas uma vez por semana até espantar todos os insetos, logo em seguida aplique óleo de neem para proteger as plantas.

 

Tabaco:

pragas cultivo indoor

Solução de água com tabaco é muito usada como repelente orgânico

 

Como fazer: Deixe um pouco de tabaco imerso em um 1L de água por no mínimo 24h, depois coe, coloque em um pulverizador e borrife nas suas plantas.

 

Floramite

 

Material forte com produtos químicos agressivos,incrivelmente caro, mas muitas vezes pode fazer o trabalho quando tudo o resto falhar. Use como indicado e apenas como último recurso!

 

Evidence-Bayer

 

Inseticida agressivo que deve ser usado em último caso. Pode ser a única salvação de um ataque grande de Moscas Brancas

 

 

Último Alerta:

Sempre faça a prevenção e controle de pragas do seu cultivo na fase vegetativa, pois assim, você não corre o risco de ter que borrifar repelentes em cima de suas flores, o que pode deixar elas com um gosto ruim.

 

Esse foi um Guia Prático, que espero ter ajudado você a solucionar algum problema que você esteja passando.

 

Veja As Diferenças Entre Cultivo Indoor e Outdoor, qual você prefere?!

 

Texto original: Robert Bergman em http://www.ilovegrowingmarijuana.com/

Tradução e adaptação: Plantando Bem